鶹Ƶ

16.08.2023

Sete alunos de Engenharia Mecânica da 鶹Ƶ participam de Hackathon


Provas acontecem durante todo o mês de agosto, de forma presencial e on-line. As melhores soluções serão conhecidas durante evento de premiação, em 13 de setembro
Provas acontecem durante todo o mês de agosto, de forma presencial e on-line. As melhores soluções serão conhecidas durante evento de premiação, em 13 de setembro

Alunos do curso de Engenharia Mecânica estão representando a FAE no Hackathon realizado pela SAE Brasil – PR/SC. O start foi dado no dia 10 de agosto, no Habitat de Inovação do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), onde os alunos conheceram o desafio proposto pela Bosch e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocinadores do evento.
Durante pouco mais de um mês, as seis instituições educacionais participantes se dedicarão a encontrar soluções voltadas para a mobilidade sustentável. As soluções mais criativas e viáveis serão divulgadas nos dias 11 e 13 de setembro no mesmo local, quando os pitches serão apresentados a empresários, representantes de universidades, alunos e profissionais. Os 1º, 2º e 3º lugares serão premiados durante o encerramento do 20º Fórum SAE Brasil de Mobilidade no dia 13 de setembro, também no Habitat FIEP – evento que ocorre simultaneamente ao Hackathon.

A competição é uma vitrine de  novos talentos, celeiro de novas ideias e aproxima  os acadêmicos das indústrias e do mercado profissional, além de promover a interação empresa-academia. Os estudantes poderão utilizar ferramentas como Design Thinking e Lean Startup para desenvolver as propostas de suas soluções. Durante todo o mês em que estarão focadas em resolver o problema, as equipes serão acompanhadas por mentores e os chamados “padrinhos” das universidades. Essas pessoas terão a missão de auxiliá-los com ideias inovadoras para solucionar a necessidade real da empresa. A professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção da FAE Centro Universitário, Aleksandra Gouveia, será uma dessas mentoras e, também, madrinha da equipe FAE. “A participação dos alunos em desafios reais com temas da atualidade proporciona uma experiência em que eles conseguem trabalhar as suas habilidades técnicas, mas principalmente o trabalho em equipe, a liderança, a mediação de conflitos e a resolução de problemas. Habilidades que são muito solicitadas para o novo perfil de engenheiro nos dias de hoje”, avalia a professora.

Para o gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema FIEP, Fabrício Lopes, o tema mobilidade é amplo e deve ser discutido por diversos setores da sociedade. “Cerca de 14% das emissões de gases poluentes vêm da mobilidade; famílias que ganham um salário-mínimo gastam 20% com transporte; até 2030 o Brasil será um dos países com maior número de centenários no mundo e como essas pessoas farão para se locomover é uma questão importante!”, observa.

Ele lembra, ainda, que a Fiep lançou o Parque Tecnológico justamente para auxiliar na solução desses desafios. “A mobilidade inteligente não trata apenas de veículos elétricos ou autônomos, é muito mais ampla. Tem um olhar para a igualdade social, para o impacto ambiental e para temas como a longevidade e a inclusão. É por isso que o tema é tão importante no Sistema Fiep, que acaba de lançar o Parque Tecnológico da Indústria, que ajudará a resolver essas questões”, ressalta.

Serviço

O quê: Desafio Hackathon da Mobilidade

Quando: Encontros presenciais nos dias 10 e 21 de agosto de 2023 e nos dias 11 e 13 de setembro de 2023

Onde: Habitat da FIEP

Horário: das 13h às 17h30

Endereço: Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico

 



Compartilhe: