鶹Ƶ

01.12.2023

Equipe de alunos da FAE vence o Transformation Day


link copiado
Compartilhe:
Estudantes de 12 instituições públicas e privadas receberam a missão de confeccionar ou adaptar itens automobilísticos. Resultado do desafio foi divulgado no dia 30 de novembro
Estudantes de 12 instituições públicas e privadas receberam a missão de confeccionar ou adaptar itens automobilísticos. Resultado do desafio foi divulgado no dia 30 de novembro

A FAE Centro Universitário foi a vencedora do Transformation Day, um desafio proposto pela Renault do Brasil a estudantes de 12 instituições de ensino superior públicas e privadas do Paraná. O desafio previa a confecção ou a adaptação de itens para os veículos da montadora que proporcionassem mais conforto aos usuários. O resultado do Transformation Day foi divulgado no dia 30 de novembro, na Renault em São José dos Pinhais (PR), onde as equipes apresentaram suas propostas e fizeram uma visita técnica à fábrica.

Para dar início à competição, a Renault realizou um sorteio entre as instituições a fim de disputarem seis desafios em áreas diferentes. À FAE coube o desafio proposto para Engenharia de Produto, o qual previa inovações em itens dentro do carro para melhorar a jornada do motorista e dos passageiros em seus trajetos. Desses seis desafios, saíram os seis campeões: FAE, UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Unicesumar, Uninter, UniSenai/PR e PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Na segunda etapa, foi escolhida a melhor ideia entre os seis vencedores dos desafios, e a FAE foi a campeã.

A equipe da FAE, que contou com 11 alunos e quatro professores dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Design (veja abaixo), desenvolveu adaptações e produtos novos para o “kit conforto” do Renault Duster, focando em itens como porta-guarda-chuva, porta-copos ajustável, porta-trecos e opções de carregadores para diferentes smartphones no carro.

Os alunos das 12 instituições receberam o desafio no início do mês de setembro. Desde então, trabalharam na confecção e na adaptação dos itens. Entre os critérios para a formação das equipes em cada instituição estavam a inclusão e a diversidade. 

A professora e coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da FAE, Aleksandra Gouveia, conta que para montar as equipes os professores buscaram alunos que se destacaram em seus cursos nos semestres anteriores. “Escolhemos estudantes que seriam peças-chave para conseguirmos um produto com factibilidade, criatividade e que fosse inovador.  E essa equipe de alunos surpreendeu como sempre”, comemora a professora. E juntar duas áreas, Engenharia e Design, foi estratégico. “Pois são visões diferentes e que se complementam perfeitamente no desenvolvimento do produto. O resultado mostra que a formação da FAE está indo no caminho certo, com muita prática, inovador e alinhado com o mercado de trabalho”, analisa Aleksandra.

O professor dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Design, Fabio Fernandes de Oliveira, conta que a experiência foi bastante positiva, pois as equipes ficaram unidas e comprometidas em muitas reuniões de brainstorming, pesquisas e visitas à Renault. O fato de envolver várias áreas também foi benéfico, pois proporcionou um melhor resultado: as engenharias trabalhando nos materiais e processos; e o design, na forma e função dos produtos. “O uso de modelagem, dos desenhos confeccionados à mão, e depois das peças feitas em computador, animação em 3D e renderização, tudo isso possibilitando composições e detalhes diferentes no console desenvolvido, foram etapas decisivas, cruciais, para que nossa apresentação obtivesse sucesso”, observa o professor.

 

Abaixo, a equipe da FAE:

  • Pedro Fendrich (Eng. Mecânica)
  • Estefano Yasuda (Eng. Produção)
  • Davi Cardoso (Design)
  • Simon Mons (Design)
  • Ana Cristina Cardoso (Eng. Produção)
  • Leticia Betini (Design)
  • Bruna Monteiro (Design)
  • Luíza Kaizer (Design)
  • João Vitor Kuster (Eng. Mecânica)
  • Allan Gustavo (Eng. Mecânica)
  • Maria Julia Belloti (Eng. Mecânica)

 




Galeria de fotos






link copiado
Compartilhe: